Inteligência Artificial está gerando vídeos inacraditáveis

A IA está revolucionando a produção audiovisual, levantando questionamentos sobre a criação de uma nova categoria de filmes para o Oscar. Porém, surgem incertezas sobre a valorização do cinema "orgânico" e como o público vai reagir a essas novidades. Os impactos e potenciais da IA no mercado brasileiro também são discutidos. Leia mais em: https://feedly.com/i/entry/gII0qR8N2OmGgzLPmVpTHMefZ5sGXTxfbepj0EmG8jQ=_18c2733a6a5:f5e9c:f680e4f6.
12/15/2023 20:01
AI video is taking off

O universo da produção audiovisual está cada vez mais imerso na vanguarda da Inteligência Artificial (IA). Recentemente li na newsletter do Matt Wolfe o texto "AI video is taking off" ("Vídeos com IA deslanchando"), em que ele comenta sobre as novidades do mundo da inteligência artificial para geração de vídeos. Gerou algumas reflexões que vou comaprtilhar aqui.

Atualmente, a geração de vídeos por IA tem surpreendido a cada dia pela alta qualidade de suas produções, o que abre espaço para questionarmos se uma nova categoria para filmes produzidos por IA deve ser criada no Oscar, ou se esses filmes competirão com as produções tradicionais. Neste sentido, há quem defenda que, com o avanço desta tecnologia, todos os filmes possam passar a usar a IA, seja no processo de produção ou até na criação de roteiros e personagens.

No entanto, surgem questionamentos sobre a valorização do cinema "orgânico", ou seja, filmes que não são gerados por IA e que mantêm características artísticas e humanas na sua produção. Afinal, a arte não é apenas sobre a execução técnica, mas também sobre a emoção e expressão humanas, algo que a IA ainda não pode replicar completamente.

Considerando este cenário, como diretor de inteligência artificial da EXAME, tenho dúvidas sobre a produção audiovisual com IA, especialmente considerando os impactos que essa tecnologia pode ter para os brasileiros e para as empresas nacionais. Atualmente, nosso país já possui talentos reconhecidos globalmente no setor de animação, por exemplo, e a utilização de IA em produções nacionais poderia incrementar ainda mais a qualidade dos nossos produtos cinematográficos.

Mas será que o público vai aceitar bem essas novidades? Essa é uma pergunta que paira sobre o mercado e que, certamente, instigará muitas discussões nos próximos anos.

Convido a todos para deixar seus comentários e opiniões. O que vocês acham, o cinema com IA é o futuro do setor ou só mais uma tendência? E como isso pode afetar nosso cotidiano?

Siga-me nas redes sociais (@inventormiguel) e não deixe de assinar nossa newsletter semanal para ficar por dentro das principais novidades do universo da IA.

#IA #Tecnologia #Cinema #Filmes #Nóticias #CinemacomIA #Oscar #ProduçãoAudiovisual #MercadoBrasileiro #CinemaBrasileiro #Inovação #Futuro #Tendências #Feedly #Exame #InteligênciaArtificial #Impactos #Novidades #Artigo #Debate #Discussão.

Newsletter semanal de IA
Filtro TODAS as notícias sobre IA e testo novas ferramentas toda semana pra você receber APENAS o que precisa saber direto no seu Email!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
News